Audiência debate melhorias no transporte público especial

Vereadores, representantes de entidades e membros da comunidade discutiram qualidade da prestação do serviço
Audiência debate melhorias no transporte público especial

Fotos: Thaisa Coroado

O encontro foi realizado na manhã de hoje, 13 de março, no plenário da Câmara. Presidido pelo vereador Luciano Mega (PDT), o evento contou também com a participação dos vereadores Adauto Marmita (PR) e Paulo Modas (PROS). A iniciativa da audiência se deu para discussão acerca de aprimoramento no serviço de transporte das pessoas com deficiência, que é fornecido pela prefeitura através de contrato com empresa terceirizada, vencedora de pregão presencial. O serviço é executado através de 14 vans adaptadas que carecem de manutenção periódica e condução segura pelos profissionais. Luciano Mega explica que convocou a audiência porque o contrato vence no mês de abril, e não poderá ser renovado. "Será realizado novo processo licitatório. Vários pontos foram questionados nesta manhã para que a sequência do trabalho seja melhor. Ouvimos usuários, membros de entidades, fóruns, Conselhos e representantes da prefeitura", explica o parlamentar.

Entre os pontos de estudos para melhorias, estão: a quantidade necessária de vans para atender toda a demanda, a qualidade do transporte, a segurança dos usuários durante os trajetos e o treinamento dos motoristas para a execução do serviço. "Outra preocupação é que entre o término do contrato atual e o início do novo não poderá haver descontinuidade do serviço, que é de extrema importância para as famílias", pondera Mega. O vereador ressalta também que a audiência mostrou, sobretudo, a insatisfação dos familiares com a qualidade da prestação do serviço. "Sinceramente a gente espera dias melhores para os usuários com a realização do próximo pregão", finaliza.

No dia 26 de abril haverá nova reunião para debater o assunto e um dos focos será a gratuidade do transporte coletivo urbano para as pessoas com deficiência.

Por Marco Aurélio Tarlá